NOÇÕES PRELIMINARES SOBRE O DESDOBRAMENTO

🔺Sociedade dos Espíritos

#OLivroDosEspíritos



I – O Sono E Os Sonhos

Fonte: O LIVRO DOS ESPÍRITOS

      400. O Espírito encarnado permanece voluntariamente no envoltório corporal?
     — E como perguntar se o prisioneiro está satisfeito sob as chaves. O Espírito encarnado aspira incessantemente à libertação, e quanto mais grosseiro é o envoltório, mais deseja ver-se desembaraçado.
     401. Durante o sono, a alma repousa como o corpo?
     Não, o Espírito jamais fica inativo. Durante o sono, os liames que o unem ao corpo se afrouxam e o corpo não necessita do Espírito. Então, ele percorre o espaço e entra em relação mais direta com os outros Espíritos.
     402. Como podemos julgar da liberdade do Espírito durante o sono?
     — Pelos sonhos. Sabei que, quando o corpo repousa, o Espírito dispõe de mais faculdades que no estado de vigília. Tem a lembrança do passado e, às vezes, a previsão do futuro; adquire mais poder e pode entrar em comunicação com os outros espíritos, seja deste mundo, seja de outro.
Freqüentemente dizes: “Tive um sonho bizarro, um sonho horrível, mas que não tem nenhuma verossimilhança”. Enganas-te. E quase sempre uma lembrança de lugares e de coisas que viste ou que verás numa outra existência ou em outra ocasião. O corpo estando adormecido, o Espírito trata de quebrar as suas cadeias para investigar no passado ou no futuro.
      Pobres homens, que conheceis tão pouco dos mais ordinários fenômenosda vida! Acreditais ser muito sábios, e as coisas mais vulgares vos embaraçam.A esta pergunta de todas as crianças: “O que é que fazemos quando dormimos; o que são os sonhos?”, ficais sem resposta.
      O sono liberta parcialmente a alma do corpo. Quando o homem dorme,momentaneamente se encontra no estado em que estará de maneirapermanente após a morte. Os Espíritos que logo se desprendem da matéria, ao morrerem, tiveram sonhos inteligentes. Esses Espíritos, quando dormem,procuram a sociedade dos que lhes são superiores: viajam, conversam e seinstruem com eles; trabalham mesmo em obras que encontram concluídas, ao morrer. Destes fatos deveis aprender, uma vez mais, a não ter medo da morte, pois morreis todos os dias, segundo a expressão de um santo.
      Isto para os Espíritos elevados; pois a massa dos homens que, com amorte, devem permanecer longas horas nessa perturbação, nessa incerteza de que vos têm falado, vão seja a mundos inferiores à Terra, onde antigasafeições os chamam, seja à procura de prazeres talvez ainda mais baixos doque possuíam aqui; vão beber doutrinas ainda mais vis, mais ignóbeis, maisnocivas do que as que professavam entre vós. E o que engendra a simpatia naTerra não é outra coisa senão o fato de nos sentirmos, ao acordar, ligados pelo coração àqueles com quem acabamos de passar oito ou nove horas defelicidade ou de prazer. O que explica também as antipatias invencíveis é quesentimos, no fundo do coração, que essas pessoas têm uma consciência diversa da nossa, porque as conhecemos sem jamais as ter visto. E ainda o que explica a indiferença, pois não procuramos fazer novos amigos, quando sabemos ter os que nos amam e nos querem. Numa palavra: o sono influi mais do que pensais, sobre a nossa vida.
      Por efeito do sono, os Espíritos encarnados estão sempre em relação com o mundo dos Espíritos, e é isso o que faz que os Espíritos superiores consintam, sem muita repulsa, em encarnar-se entre vós. Deus quis que durante o seu contato com o vício pudessem eles retemperar-se na fonte do bem, para não falirem, eles que vinham instruir os outros. O sono é a porta que Deus  lhes abriu para o contato com os seus amigos do céu; é o recreio após o  trabalho, enquanto esperam o grande livramento, a libertação final que deve restituí-los ao seu verdadeiro meio.
       O sonho é a lembrança do que o vosso Espírito viu durante o sono; mas   observai que nem sempre sonhais, porque nem sempre vos lembrais daquiloque vistes ou de tudo o que vistes. Isso porque não tendes a vossa alma emtodo o seu desenvolvimento; freqüentemente não vos resta mais do que alembrança da perturbação que acompanha a vossa partida e a vossa volta, aque se junta a lembrança do que fizeste ou do que vos preocupa no estado devigília. Sem isto, como explicaríeis esses sonhos absurdos, a que estão sujeitostanto os mais sábios quanto os mais simples? Os maus Espíritos também seservem dos sonhos, para atormentar as almas fracas e pusilânimes.
       De resto, vereis dentro em pouco desenvolver-se uma outra espécie desonhos; uma espécie tão antiga como a que conheceis, mas que ignorais. O  sonho de Joana, o sonho de Jacó, o sonho dos profetas judeus e de algunsindivíduos indianos: esse sonho é a lembrança da alma inteiramente liberta do corpo, a recordação dessa segunda vida de que há pouco eu vos falava.
      Procurai distinguir bem essas duas espécies de sonhos, entre aqueles de que vos lembrardes; sem isso, cairíeis em contradições e em erros que seriam funestos para a vossa fé.
  Comentário de Kardec: Os sonhos são o produto da emancipação da alma, que se torna mais independente pela suspensão da vida ativa e de relação. Daí uma espécie de  clarividência indefinida, que se estende aos lugares os mais distantes ou que jamais se viu, e algumas vezes mesmo a outros mundos. Daí também a lembrança que retraça na memória os acontecimentos verificados na existência presente ou nas existências anteriores. A extravagância das imagens referentes ao que se passa ou se  passou em mundos desconhecidos entremeadas de coisas do mundo atual formam esses conjuntos bizarros e confusos que parecem não ter senso nem nexo.
      A incoerência dos sonhos ainda se explica pelas lacunas decorrentes da lembrança incompleta do que nos apareceu no sonho. Tal como um relato ao qual se tivessem truncado frases ou partes de frases ao acaso: os fragmentos restantes sendo reunidos, perderiam toda significação racionai.
      403. Por que não nos recordamos sempre dos sonhos?
     — Nisso que chamais sono só tens o repouso do corpo, porque o Espíritoesta em movimento. No sono, ele recobra um pouco de sua liberdade e secomunica com os que lhe são caros, seja neste ou em outros mundos. Mascomo o corpo é de matéria pesada e grosseira, dificilmente conserva asimpressões recebidas pelo Espírito, mesmo porque o Espírito não as percebeu pelos órgãos do corpo.
      404. Que pensar da significação atribuída aos sonhos?
      — Os sonhos não são verdadeiros, como entendem os ledores da sorte,pelo que é absurdo admitir que sonhar com uma coisa anuncia outra. Eles são verdadeiros no sentido de apresentarem imagens reais para o Espírito, mas que, freqüentemente, não têm relação com o que se passa na vida corpórea. Muitas vezes, ainda, como já dissemos, são uma recordação. Podem ser, enfim, algumas vezes, um pressentimento do futuro, se Deus o permite, ou a visão do que se passa no momento em outro lugar a que a alma se transporta. Não tendes numerosos exemplos de pessoas que aparecem em sonhos paraadvertir parentes e amigos do que lhes está acontecendo? O que são essasaparições senão a alma ou o Espírito dessas pessoas que se comunicam com a vossa? Quando adquiris a certeza de que aquilo que vistes realmenteaconteceu, não é isso uma prova de que a imaginação nada tem com o fato,sobretudo se o ocorrido absolutamente não estava no vosso pensamentodurante a vigília?
      405. Freqüentemente se vêem em sonhos coisas que parecem pressentimentos e que não se cumprem; de onde vêm elas?
      — Podem cumprir-se para o Espírito, se não se cumprem para o corpo.  Quer dizer que o Espírito vê aquilo que deseja, porque vai procurá-lo. Não se deve esquecer que, durante o sono, a alma está sempre mais ou menos sob ainfluencia da matéria e por conseguinte não se afasta jamais completamente  das idéias terrenas. Disso resulta que as preocupações da vigília podem dar,àquilo que se vê, a aparência do que se deseja ou do que se teme. A isso é que realmente se pode chamar um efeito da imaginação. Quando se está fortemente  preocupado com uma idéia, liga-se a ela tudo o que se vê.
      406. Quando vemos em sonho pessoas vivas, que conhecemos perfeitamente, praticarem atos em que absolutamente não pensam, não é isso  um efeito de pura imaginação?
      — Em que absolutamente não pensam? Como o sabes? Seus Espíritos  podem vir visitar o teu, como o teu pode visitar os deles, e nem sempre sabes o que pensam. Além disso, freqüentemente aplicais, a pessoas que conheceis, e segundo os vossos desejos, aquilo que se passou ou se passa em outrasexistências.
      407. É necessário o sono completo, para a emancipação do Espírito?
      — Não. O Espírito recobra a sua liberdade quando os sentidos se          entorpecem; ele aproveita para se emancipar, todos os instantes de descansoque o corpo lhe oferece. Desde que haja prostração das forças vitais, o Espíritose desprende, e quanto mais fraco estiver o corpo, mais o Espírito estará livre.
Comentário de Kardec: É assim que o cochilar, ou um simples entorpecimento dos sentidos, apresenta muitas vezes as mesmas imagens do sonho.
     408. Parece-nos, às vezes, ouvir cm nosso íntimo palavras pronunciadas distintamente e que não têm nenhuma relação com o que nos preocupa. De onde vêm elas?
      — Sim, e até mesmo frases inteiras, sobretudo quando os sentidoscomeçam a se entorpecer. É, às vezes, o fraco eco de um Espírito que desejacomunicar-se contigo.
      409. Muitas vezes, num estado que ainda não é o cochilo, quando temos os olhos fechados, vemos imagens distintas, figuras das quais apanhamos os pormenores mais minuciosos. É um efeito de visão ou de imaginação?
      — Entorpecido o corpo, o Espírito trata de quebrar a sua cadeia: ele se  transporta e vê, e se o sono fosse completo, isso seria um sonho.
      410. Têm-se às vezes, durante o sono ou o cochilo, idéias que parecem muito boas e que, apesar dos esforços que se fazem para recordá-las, se apagam da memória. De onde vêm essas idéias?
      — São o resultado da liberdade do Espírito, que se emancipa e goza, nesse momento, de mais amplas faculdades. Freqüentemente, também, são conselhos dados por outros Espíritos.
      410 – a) De que servem essas idéias ou esses conselhos, se a sua recordação se perde e não se pode aproveitá-los?
      — Essas idéias pertencem, algumas vezes, mais ao mundo dos Espíritosque. ao mundo corpóreo, mas o mais freqüente é que, se o corpo as esquece, o Espírito as lembra, e a idéia volta no momento necessário, como uma inspiração do momento.
      411. O Espírito encarnado, nos momentos em que se desprende da matéria e age como Espírito, conhece a época de sua morte?
      — Muitas vezes a pressente, e às vezes tem dela uma consciência bastanteclara, o que lhe dá, no estado de vigília, a sua intuição. É por isso que algumas  pessoas prevêem, às vezes, a própria morte com grande exatidão.
       412. A atividade do Espírito, durante o repouso ou o sono do corpo, pode fatigar a este?
      — Sim, porque o Espírito está ligado ao corpo, como o balão cativo aoposte. Ora, da mesma maneira que as sacudidas do balão abalam o poste, aatividade do Espírito reage sobre o corpo, e pode produzir-lhe fadiga.

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