AS CAUSAS ESPIRITUAIS DAS DOENÇAS


🔺
#Emmanuel
No livro “Leis de Amor”, o Espírito Emmanuel responde a várias questões. Separamos o Capítulo que trata de causas espirituais das doenças e reescrevemos trechos de algumas respostas de modo a ficar mais compreensível para aqueles que não possuem muita familiaridade com a Doutrina Espírita. “Leis de Amor” foi psicografado pelos médiuns Chico Xavier e Waldo Vieira. Vejamos
1 – O que estrutura espiritualmente o corpo de carne?
Emmanuel: O corpo espiritual ou perispírito é o corpo básico, a matriz. É constituído de matéria sutil, sobre o qual se organiza o corpo de carne.
2 – O erro de uma encarnação passada pode influir na encarnação presente, predispondo o corpo físico às doenças? De que modo?
Emmanuel – Sim. A grande maioria das doenças tem a sua causa profunda na estrutura semi-material do corpo espiritual. Havendo o espírito agido erradamente, nesse ou naquele setor da experiência evolutiva, marca o corpo espiritual com desequilíbrios ou distonias, que o predispõem à instalação de determinadas enfermidades, conforme o órgão atingido.
3 – O que faz o Espírito, antes de reencarnar-se visando à própria melhoria?
Emmanuel – Antes da reencarnação, nós mesmos analisamos os pontos fracos da própria alma, advogando em nosso favor a concessão dos impedimentos físicos e doenças que, em tempo certo, nos imunizem, ante a possibilidade de repetição dos erros que cometemos em outras vidas.
4 – Todas as enfermidades conhecidas foram solicitadas pelo Espírito do próprio enfermo, antes de renascer?
Emmanuel – Nem sempre o Espírito solicita determinadas enfermidades de vez que, em muitas circunstâncias como no suicídio ou na delinquência, caímos em grande desequilíbrio, lesando o corpo espiritual, o que nos obriga a renascer no berço físico exibindo defeitos e moléstias congênitas, em aflitivos quadros expiatórios.
5 – Quais são os casos mais comuns de doenças compulsórias, impostas pela Lei Divina?
Emmanuel – Encontramos numerosos casos de doenças compulsórias, impostas pela Lei Divina, na maioria das criaturas que trazem as provações:
– da idiotia ou da loucura,
-da cegueira ou da paralisia irreversíveis, ou ainda,
– nas crianças-problemas, cujos corpos, irremediavelmente frustrados, durante todo o curso da reencarnação, mostram-se na condição de prisões regenerativas.
Todos esses Espíritos devedores, em estado de recuperação, reencarnam na companhia daqueles mesmos amigos e familiares de outro tempo que, um dia, se cumpliciaram com eles na prática das ações reprováveis em que delinquiram.
6 – A mente invigilante pode instalar doenças no organismo? E o que pode provocar doenças de causas espirituais na vida diária?
Emmanuel – A mente é mais poderosa para instalar doenças e desarmonias do que todas as bactérias e vírus conhecidos.
Necessário, pois, considerar igualmente, que desequilíbrios e moléstias surgem também da imprudência e do desmazelo, da revolta e da preguiça.
– Pessoas que se embriagam a ponto de arruinar a saúde;
– que esquecem a higiene até se tornarem presas de parasitas destruidores;
– que ficam nervosos e irritados pelas menores razões, destrambelhando os próprios nervos;
– os sedentários e preguiçosos…..
……são criaturas que geram doenças para si mesmas, nas atitudes de hoje mesmo, sem qualquer ligação com causas anteriores de existências passadas.
7 – Qual a advertência de Jesus para que nos previnamos dos males do corpo e da alma?
Emmanuel – Assinalando as causas distantes e próximas das doenças de agora, destacamos o motivo por que os ensinamentos da Doutrina Espírita nos fazem considerar, com mais senso de gravidade, a advertência do Mestre: “Orai e vigiai, para não cairdes em tentação”.

Referência:
“Leis de Amor”: Emmanuel/Chico Xavier e Waldo Vieira.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A evolução espiritual nos mundos materiais e os profetas por RAMATIS

A VISÃO ESPÍRITA DA FAMÍLIA

ESPÍRITOS BARULHENTOS estudo da REVISTA ESPÍRITA de 1859