O VITIMISMO E A LEI DE CAUSA E EFEITO!


🔺
#Vitimismo

Todas as nossas ações são submetidas às leis de Deus; não há nenhuma delas, por mais insignificante que nos pareçam, que não possam ser uma violação dessas leis. Se sofremos as consequências dessa violação, não nos devemos queixar senão de nós mesmos, que nos fazemos assim os artífices de nossa felicidade ou de nossa infelicidade futura.” (O Livro dos Espíritos).

Engana-se quem acredita no acaso. Como dizia o médium Chico Xavier: “O que a gente chama de acaso é o trabalho árduo dos espíritos.”. Por vezes, acreditamos ter sorte ou azar em episódios do nosso cotidiano e nos vitimizamos ou achamos injustos os reveses que acontecem durante a vida.

Não podemos nos esquecer da lei de causa e efeito, pois ninguém está livre de suas responsabilidades e nem imunes a ela. Os ensinamentos dos Espíritos, por meio da vasta literatura, nos dizem que tudo o que nos acontece, tanto de bom quanto de ruim, é resultado de nossas ações do passado. Este passado pode ser um passado próximo, como dessa vida, por exemplo, ou um passado mais remoto, reflexo de ações de vidas passadas, que conhecemos popularmente como Carma.

O fato é que Deus é soberanamente justo e bom e nada acontece por acaso, tudo tem um objetivo e um motivo, sendo que nós apenas colhemos aquilo que nós mesmos plantamos. Sendo assim, ao invés de reclamarmos ou nos fazermos de vítimas, devemos agradecer e pedir forças para suportarmos as provas que temos a superar e guardar o aprendizado que cada uma delas nos oferece para que não repitamos os mesmos equívocos.

A oração sempre de grande valia, pois trás conforto e força para superarmos as dificuldades da vida. Sempre somos ouvidos e atendidos quando oramos com fervor e sinceridade, porém, muitas vezes, não somos atendidos da forma que pedimos e nem na hora que esperamos, porque somente a Providência Divina sabe o momento correto de agir levando em conta o que é melhor para o nosso aprendizado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A evolução espiritual nos mundos materiais e os profetas por RAMATIS

A VISÃO ESPÍRITA DA FAMÍLIA

ESPÍRITOS BARULHENTOS estudo da REVISTA ESPÍRITA de 1859